Service Design: Puramor

(PT-BR) Muitos estão sofrendo com a atual situação devido ao COVID-19. A proposta dessa semana foi escolher um comércio local a melhorar a presença online para driblar -ao menos em parte- os danos causados pela Pandemia.

Essa semana tive o prazer de trabalhar com a Nicolly Dario e a MELORY AYALA, da minha turma do Bootcamp.

Em meio a pandemia, buscando se reinventar em sua vida profissional, o casal Beatriz e João Miguel (@incensopuramor), após um tempo de imersão e estudos decidiram criar sua própria marca de Incensos 100% Artesanais e Naturais: a Puramor.

- Logo da marca de incensos naturais: Puramor -

Conhecendo os empreendedores

Essa etapa foi essencial para conhecer os empreendedores, entender os objetivos deles para a marca e também entender suas dificuldades para pensar em como ajudá-los.

Eles já possuem um site ativo, com muitas qualidades portanto não seria necessário criar um do zero, mas sim melhorar o que eles já têm.

O objetivo deles era expandir os negócios, mas o ponto principal era se comunicar com o público de forma mais eficiente. O que faltava era ouvir os usuários. Assim, começa nosso trabalho.

Teste de Usabilidade

Para entender a situação atual, optamos por realizar esse teste que tem como objetivo entender os pontos fortes e fracos do site. Nele, o usuário é convidado a completar tarefas no site, por exemplo, adquirir um produto e conseguir informações sobre o mesmo. Enquanto navega, é convidado a narrar o que está fazendo, o que observa e quais são suas impressões, positivas e negativas.

O que descobrimos aqui? Que o site atual é repleto de informações e os produtos são muito bem explorados com fotos bem produzidas e nomes atrativos. No entanto, as informações não estão bem distribuídas e por vezes, o usuário não consegue compreender. Coletamos algumas impressões sobre o visual do site e outros elementos que compõe o site.

Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Como o produto possui um público-alvo bem definido, seria mais eficiente focar nossos esforços em compreender melhor esses usuários.

Para a quantitativa, elaboramos algumas perguntas e montamos um Google Forms, que compartilhamos em grupos voltados para o mesmo público-alvo. Ao todo foram 117 respondentes em apenas um dia de coleta, o que é surpreendente considerando as limitações que encontramos, tanto o tempo disponível durante o bootcamp, quanto o cenário atual.
Entrevistamos usuários semelhantes para a pesquisa qualitativa, ou seja, buscamos entrevistar pessoas que já faziam uso do produto (incenso).
Todos que participaram nos auxiliaram e enriqueceram muito nosso trabalho essa semana.

Alguns Achados: Apresento alguns dos achados mais importantes da nossa pesquisa, pois ajudaram a pensar no conteúdo e organização do site.

obs: para essas perguntas era possível escolher mais de uma opção.

— Ambientação, Meditação e Rituais estão entre os momentos em que mais se utiliza Incensos —
— Fragrância, Propriedades e Composição são fatores considerados no momento de escolha do Incenso —

Persona e Jobs to Be Done

Tanto na quantitativa quanto na qualitativa entendemos que mesmo sendo um nicho bem definido, o público-alvo é bastante polarizado, ou seja, havia 2 perfis distintos de clientes que utilizam Incenso com frequência.

Para facilitar o entendimento e promover a empatia, criamos duas personas

- Joana e Olívia: Personas do projeto-
  • Nossa persona primária é a Joana: Atenta as propriedades e elementos contidos no incenso que vai comprar, pois seu objetivo é usar em seus rituais. Apesar de mais “técnicas” prefere quando essas informações aparecerem de maneira mais prática e fluida no site.
  • Nossa persona secundária é a Olívia, ela gosta muito de incensos, mas o uso é focado em trazer aquele “cheirinho gostoso” no ambiente, para tranquilizar, e escolhe baseado mais na fragrância em si, sem levar em conta as informações mais técnicas.

Definimos os “Jobs To Be Done” para entender a motivação de cada uma delas e assim definir o que precisava ser feito para atender o usuário e proporcionar a ele uma boa experiência

- Jobs To Be Done-

Análise dos Competidores

Além de analisarmos do ponto de vista do usuário, fizemos uma análise com os principais concorrentes da marca.

Observamos os pontos fortes e fracos de cada um e assim pensamos em soluções mais voltadas para elevar a qualidade do e-commerce da Puramor ao nível dos competidores com maior sucesso.

NOSSA PROPOSTA

Com o conteúdo que os empreendedores já desenvolveram, propusemos redesenhar o layout do site, de maneira que englobe os elementos necessários para promover a qualidade e fluidez que o usuário procura, sem esquecer de destacar a história e o propósito da marca.

FLUXO DO USUÁRIO

-user flow-

PROTÓTIPO

Criamos nosso protótipo em média fidelidade, redesenhando e hierarquizando o conteúdo do site de maneira que atingíssemos os resultado mais próximo do esperado.

Incluímos fotos no nosso protótipo para valorizar esse ponto forte do site, proporcionando assim uma imagem mais fiel, mesmo sendo um protótipo inicial.

Após um novo teste de usabilidade, com uma pequena amostragem de usuários, pudemos entender o que funcionava: para manter, e o que não funcionava: para alterar, como por exemplo, a troca de ícones na área de conclusão da compra para ícones mais compatíveis com o entendimento dos usuários e melhorar a posição dos ícones no Header (topo) da página.

Você pode conferir e navegar aqui.

- Figma -

Próximos Passos

Como próximos passos priorizamos continuar focando em solucionar mais dores dos usuários, o que também vai de encontro com o objetivo do negócio.

  • Adicionar uma página para PERGUNTAS FREQUENTES
  • Adicionar opção de FAVORITAR produtos
  • Adicionar sessão MINHA CONTA: para salvar as informações do usuário e produtos favoritos

Aprendizados

  • Você não é seu usuário -again-
  • Análise de competidores
  • Testes de Usabilidade
  • Jobs To Be Done
  • Arquitetura da informação

Sem dúvida essa semana progredi muito no quesito organização, paciência e priorização e também, aprendi demaaais com meu grupo!

- Produtos Puramor-

Quero agradecer especialmente a Bia e o Miguel, @incensopuramor ,pela disponibilidade e por dividir tanto com a gente. QUE VOCÊS VOEM ❤

Biologist based in Amsterdam. Discovering a new world at Ironhack Bootcamp: UX/UI Design

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store