My First Week as UX/UI Design Student: Wicked Problems

Amanda Albino
4 min readJan 17, 2021

(PT-BR) Resumindo em uma palavra: Desafiador. Na primeira semana trabalhamos em grupo e pude dividir essa experiência com Fabio Bonamico e o Vitor Nano.

LEARNING GOAL: Design Thinking.

Esse processo é dividido em duas fases distintas: Definir e Solucionar.

Etapas do Design Thinking

BRIEF: WICKED PROBLEMS

Wicked Problems - BRIEF #1: Immigration

Após recebermos o brief e entendermos qual seria nosso tema, fizemos um recorte apenas para as pessoas que de alguma maneira tenham ou já tiveram experiência com o processo de imigração para os Países Baixos.

Nós realizamos dois tipos de entrevistas: uma quantitativa: na plataforma JotForm e a qualitativa: através do Zoom. Para compreender e consolidar nossos achados, utilizamos algumas ferramentas por exemplo: o Mapa de Afinidade e Mapa de Empatia.

A próxima etapa foi a construção de uma Persona e da Jornada de Usuário.

PERSONA: “Antonieta, 30`s, Technology Professional, no children, Amsterdam — The Netherlands”

ABOUT: “Antonieta está tentando melhorar de vida. Para isso decidiu sair do Brasil e, por uma coesão de oportunidades, decidiu se mudar para a Holanda. De mãos dadas com seu parceiro, partiu rumo a Amsterdam sem saber ao certo o que ia enfrentar. Entre tulips and windmills, descobriu que o caminho para o sonho da residência na Europa poderia ser mais dificultoso do que esperava. A empresa de realocação cuidou de grande parte da sua mudança, porém muitas obrigações ela tem de resolver sozinha”.

Jornada de usuário — Antonieta

Aprendemos também como Declarar o problema e a hipótese:

PROBLEM STATMENT: Recently-arrived immigrants in the Netherlands need a way to solve the minimum mandatory requirements to live in the country because the required documents and paperwork are not in a language they master.

HYPOTHESIS STATMENT: We believe facilitating the understanding of documents for recently-arrived foreigners in The Netherlands will achieve a less emotionally/mentally exhausting settling process. We will know we are right with high success rates and positive user feedback.

As próximas etapas foram BRAINSTORM e PROTÓTIPO (mid-fi).

Depois de conversarmos e compararmos as ideias, nós optamos por algumas delas, já que o tempo era curto e precisaríamos priorizar.

O maior problema relatado era a dificuldade com o idioma, seguido de não obter muita assistência para realizar algumas tarefas básicas para conseguir se estabelecer no país após sua chegada.

Com isso em mente, nossa ideia foi criar um aplicativo para auxiliar o imigrante recém chegado com a explicação e tradução dos documentos e contratos necessários (bem como a possibilidade de anexar ao app), informar a respeito dos deadlines para resolver cada etapa e até mesmo a possibilidade de ser orientada por um holandês (programa: Buddy)

WIREFRAME MID-FI

Nosso wireframe foi realizado no Figma e você pode conferir uma imagem abaixo.

O objetivo era deixar o caminho menos exaustivo para nosso usuário. Além do que já comentei, trouxemos a nossa proposta na forma de um pequeno jogo no nosso aplicativo.

O usuário seleciona o caminho (ex: open a bank account/health insurance) que ela quer (e precisa) percorrer e para finalizar essa etapa o usuário precisa completar todas as tarefas.
A cada tarefa completa, o usuário recebe uma porcentagem de sucesso e tem acesso ao próximo passo. Quando o usuário atinge 100%: essa etapa é concluída.

Nosso wireframe mid-fi

Para finalizar, quero agradecer a todos que responderam nossa survey e também pelos entrevistados pela pesquisa qualitativa. Vocês nos ajudaram demais! Obrigada!

E claro, com uma bela foto dessa cidade linda: Amsterdam.

Amsterdam Channel — photo: Bruno Xavier

Obrigada Fabio Bonamico e Vitor, por me acompanharem nessa primeira semana, amei nossa troca.
Obrigada também, por me acompanhar até aqui e bora para a segunda semana de bootcamp? ♥

--

--

Amanda Albino

Biologist based in Amsterdam. Discovering a new world at Ironhack Bootcamp: UX/UI Design