Design Thinking

Amanda Albino
4 min readDec 23, 2020

(PT-BR) Essa é a primeira atividade prática do módulo de pré-work do Bootcamp e também minha primeira experiência.

- Citymapper -

O aplicativo usado como referência foi o Citymapper, um aplicativo/website que apresenta para o usuário rotas mais rápidas e baratas de transporte e está presente em várias cidades pelo mundo.

PROBLEMA
O aplicativo soluciona vários dos principais problemas relacionados ao transporte nas principais cidades. Apesar disso, há um problema mencionado pelos usuários: a quantidade diferente de tickets a ser comprado bem como o processo de compra dos mesmos.

Utilizei os estágios de 1 a 4 do Design Thinking para embasar o desenvolvimento desse projeto.

Preparei minhas perguntas e entrevistei 3 usuários (online, claro!). Aqui encontrei minha primeira dificuldade: falar menos | ouvir mais. O resultado foi bem satisfatório para uma primeira experiência, mas sinto que preciso praticar bastante.

Após rever tudo que consegui extrair das entrevistas e definir alguns pontos, o problema principal é bem parecido com o proposto no início. Em resumo:

O tempo e o dinheiro são cruciais. Comprar diferentes tickets tende a ser demorado, confuso e até mesmo não econômico. Especialmente quando está no exterior.

Agora é hora de pensar em soluções. Muito bem, consegui pensar em algumas, mas foi difícil conceber e escolher apenas uma que englobasse o máximo possível.

A ideia escolhida foi criar um cartão eletrônico. Esse cartão seria uma parceria entre o aplicativo e os principais prestadores de serviço da cidade em questão. Para o fator tempo: você pode comprar créditos através do aplicativo com antecedência ou na hora, caso alguma coisa saia dos planos. O aplicativo mostrará a você quando e qual ticket utilizar.

E para o fator dinheiro: você compra apenas o que necessita naquela viagem e ainda pensei na possibilidade de implementar as ofertas já conhecidas (semanal, mensal, etc).

Como indicado no escopo, não era preciso se preocupar com os fatores de segurança nesse momento e também considerar que o usuário já tem cadastro e todas as informações já adicionadas ao app.

PROTÓTIPO

Vou apresentar o protótipo das telas e também um resumo de como funcionaria. O app continua com a mesma função, mas adicionei algumas etapas para solucionar o problema.

Após adicionar o ponto de partida e o de chegada (A e B) o aplicativo mostra o trajeto no mapa e um resumo das rotas sugeridas (#1,2,3).

- protótipo do aplicativo: o fluxo é da esquerda para a direita - template: samsung s9 -

No resumo das rotas sugeridas, a primeira delas (#1) é sempre a mais rápida e mais barata. Quando o usuário seleciona a rota ele é redirecionado para a compra de tickets.

Na tela de compra de ticket (à direita) o usuário pode escolher a opção de comprar com dinheiro ou cartão.

DINHEIRO: o app mostrará onde comprar (station) e também em quanto tempo você chega no local de comprar o ticket (A, B e C- minutos)

CARTÃO: o app mostrará as opções de cartão já adicionadas pelos usuários e também a opção de adicionar um novo cartão. Nesse momento ele seleciona o de sua preferência.

- protótipo do aplicativo: o fluxo é da esquerda para a direita — template: samsung s9 -
  • Na parte superior da tela o usuário consegue acessar as configurações do aplicativo e também a novidade: o CMcard.

Após selecionar o cartão para o pagamento, o usuário é direcionado para a rota escolhida com o passo-a-passo e os detalhes da mesma. Aqui decidi adicionar algo novo: *SHOW TICKET* essa funcionalidade aparece junto com o step onde será necessário utilizar um ticket.

O usuário clica nesse botão e é direcionado para o CMcard com as informações dele. Aproxima o celular do leitor de cartão (NFC) e realiza o pagamento.

Na tela também é possível acessar as informações (data e valor) do ticket e os recibos podem ser impressos ou compartilhados. (botão Receipts).

O CMcard pode ser acessado a qualquer momento pelo botão de mesmo nome, na parte superior da tela do app, assim como as configurações do aplicativo.

  • É importante destacar que as informações da rota e o mapa continuam aparecendo na tela durante todo o trajeto exceto quando o usuário acessa o cartão virtual e seus recibos.

Essa foi minha primeira experiência e eu não poderia estar mais feliz. Encontrei algumas dificuldades e etapas que preciso treinar, isso foi excelente para o meu processo de aprendizagem.

De um modo geral, fiquei contente com o resultado e muito feliz de compartilhar aqui e agora estou pronta para o próximo desafio.

Obrigada :)

--

--

Amanda Albino

Biologist based in Amsterdam. Discovering a new world at Ironhack Bootcamp: UX/UI Design