Add a Feature: Banco Itaú.

Amanda Albino
4 min readJan 28, 2021

(PT-BR) Esse foi o meu primeiro projeto individual. O objetivo era adicionar uma nova funcionalidade em um aplicativo já existente e criar um protótipo em Alta Fidelidade.

Atualmente, o Banco Itaú possui cerca de 82 milhões de clientes, sendo o terceiro maior do Brasil em número de clientes. O aplicativo tem mais de 1 milhão de downloads na Google Play Apps. Escolhi esse aplicativo e selecionei algumas ideias de feature.

- logo do Banco Itaú em tempos de Pandemia -

Descobertas

O objetivo com essa fase foi de realmente entender os problemas e dores do usuário e então desenvolver uma feature que realmente ajudasse.
Além da pesquisa de mesa, fiz uma pesquisa quantitativa. Alguns dos achados foram:

  • Todos já precisaram cobrar alguém
  • Em sua maioria, a cobrança foi feita através do “WhatsApp”
  • Os usuários em geral descreveram a experiência como: “Ruim” e “Muito Ruim”
  • Muitos relataram que é difícil acompanhar o status das transferências, principalmente as que foram agendadas.

Comecei com suposições nas quais eu realmente acreditava que seriam comprovadas nas pesquisas, e isso não aconteceu. Logo, foi fundamental para que eu conseguisse olhar do ponto de vista do meu usuário e comprovar a frase: “Você não é seu usuário”.

Persona, Casos de Uso e Cenários

Com essas ferramentas consegui compreender muito mais a posição do usuário e sua importância. Abaixo apresento a Carolina, persona que criei e algumas quotes que resumem meus achados.

- Persona -

“Sempre saio para jantar ou beber com meus amigos, geralmente na hora de ir embora, para ser mais prático um paga para todo mundo”

“Acho complicado ter que mandar meus dados bancários para cada amigo, um a um, e administrar tudo isso. Poderia ser mais simples”

“Gostaria que fosse possível acessar com mais facilidade o status das transferências que realizei, especialmente as que foram agendadas”

Problem Statement

“Carolina precisa de uma maneira e menos formal e mais prática de utilizar o app do banco, porque ela não se sente bem de cobrar os amigos dessa maneira e perde muito tempo procurando suas transferências para conferir o status de cada uma”

Após extrair o problema principal, percebi que seria mais mais eficiente criar uma feature “composta”, ou seja, que aparentemente são duas coisas diferentes mas que por fazerem parte da mesma jornada do usuário, se não fossem elaboradas em conjunto, comprometeriam a satisfação do meu usuário.

User Flow

O mais legal foi descobrir que eu já utilizava essa ferramenta sem saber o que estava fazendo. Só me comprovou o quanto faz sentido olhar para o Fluxo do Usuário dentro do site ou aplicativo que estamos desenvolvendo.

User Flow

Acredito que essa ferramenta foi muito importante pois serviu de base para justificar o motivo por ter escolhido desenvolver a “feature composta” já que ilustra todo o trajeto do usuário dentro do aplicativo.

Além disso, acredito que essa ferramenta me ajudou demais na próxima etapa: me jogar no Figma e prototipar com mais confiança!

Protótipo

A proposta dessa semana era criar o protótipo em alta fidelidade, adicionando a nova funcionalidade, e mantendo o padrão já existente do aplicativo.
Para isso, realizei pequenas mudanças nas telas para: 1- proteger os dados bancários (login) e 2- incluir a nova feature (Home e Menu), e prototipei novas telas (Solicitar Dinheiro e Status) para englobar o novo fluxo do usuário no app.

É possível acessar e testar AQUI!

  • Solicitar Transferências

Com a nova feature é possível criar uma solicitação de pagamento em poucos passos .

Você consegue encaminhar através do WhatsApp e e-mail, pode fazer o download, enviar para impressora, gerar um código do próprio banco e também um QR Code.

  • Verificar Status

Com essa feature você consegue acessar facilmente o status de todas as transferências já realizadas pelo usuário. Elas são apresentadas ao usuário em ordem cronológica do mais recente > antigo.

Cada uma é identificada com: DATA | NOME | VALOR | STATUS. E o status é definido com: processando (em azul)| não realizada (em vermelho)| realizada (em verde).

Com isso é possível utilizar a ferramenta de busca para encontrar/filtrar para encontrar de maneira eficiente o que o usuário precisa.

- prototype on Figma -

Next Steps

Como próximos passos gostaria de realizar:

  • Redesign do fluxo de transferências para otimizar a experiência do usuário
  • Página de agradecimento (ex: foto, gif, mensagem) quando concluírem o pagamento

Minhas impressões

Nesse projeto me deparei com a necessidade de organizar um Road Map e gerir meu próprio tempo. Foi preciso saber priorizar, confiar no processo, nas ferramentas e em mim mesma.

Bora para mais uma semana!

--

--

Amanda Albino

Biologist based in Amsterdam. Discovering a new world at Ironhack Bootcamp: UX/UI Design